Isa António

Professora Convidada equiparada a Professora Auxiliar da Escola de Direito, Universidade do Minho. Prof.ª Adjunta do Instituto Superior de Ciências Empresariais e do Turismo.

Doutora em Direito Administrativo/Contratação Pública (Parcerias Público-Privadas no Sector da Saúde), pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre (Pré-Bolonha) em Direito Administrativo, pela Universidade Católica do Porto (Responsabilidade da Administração Pública por Actos Médicos). Curso de Direito Administrativo da Saúde, pela Universidade do Minho. Pós-graduação em Contratação Pública, pela Universidade Católica do Porto.

Formadora da Ordem dos Solicitadores e dos Agentes de Execução. Formadora do Curso de Preparação para os Tribunais Administrativos e Fiscais – EDUM/CEJUR.

Organizadora e formadora do Curso Breve de Direito da Saúde e Bioética – EDUM (já na 3.ª edição), assim como de diversos Eventos Científicos na área do Direito da Saúde, Regulação, Responsabilidade Médica e Bioética.

Membro integrado no Centro de Investigação para a Justiça e Governação – JUSGOV, da Universidade do Minho. Árbitra no Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD). Juiz-árbitra no Tribunal Arbitral de Consumo do Porto (CICAP).

Membro do Biolaw Department of the International Chair in Bioethics, da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto,

Membro integrado do Centro de Investigação para Justiça e Governação - JUSGOV, da Escola de Direito da Universidade do Minho. Membro colaborador do Instituto Jurídico Portucalense, da Universidade Portucalense.

Autora de diversas publicações nacionais e internacionais: (António, Isa, Manual Teórico-Prático de Direito Administrativo, reimp. 4.ª edição, Coimbra: Almedina, 2024; António, Isa (Organização), Colectânea de Legislação Essencial em Direito Administrativo, 2.ª edição, Coimbra: Almedina, janeiro 2024; António, Isa; Borges, Patrícia Sousa (Organização), Colectânea de Legislação de Direito da Saúde e Bioética, 2.ª edição, Lisboa: Quid Iuris, 2024; António, Isa (org.) - Direito da Saúde: Dilemas em Saúde, Curitiba, Brasil: Editora Juruá, abril 2017, ISBN: 978-85-362-6788-3 https://www.jurua.com.br/shop_item.asp?id=25697; António, Isa, As Parcerias Público-Privadas no Sector da Saúde. Coimbra: Almedina, 2015 (738 p.) ISBN 9789724061528).

Revisora de revistas científicas internacionais, com indexação SCOPUS.

Participante de congressos nacionais e internacionais.