Sandra Lopes Luís

É licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (FDUL), tendo realizado mestrado (2008) e doutoramento (2018) na mesma Faculdade.

Atualmente, é Professora Auxiliar da FDUL, lecionando as disciplinas de Direito Administrativo, Direito das Relações do Emprego Público, Proteção de Dados Pessoais e Acesso à Informação Administrativa, Procedimento Administrativo e Contencioso Administrativo.

Foi Professora Auxiliar Convidada da FDUL desde o ano de 2018 até dezembro de 2024, tendo vindo a lecionar as disciplinas de Direito Administrativo, Contencioso Administrativo, Organização Administrativa, Direito das Relações do Emprego Público, Proteção de Dados Pessoais e Acesso à Informação Administrativa, Direitos Fundamentais, Direito Constitucional e Introdução ao Estudo do Direito.

Foi Professora Auxiliar do Instituto Universitário Militar, desde o ano de 2023 até dezembro de 2024, lecionando as disciplinas de Direito Administrativo e Direito Internacional Público.

Foi Assistente Convidada da FDUL entre os anos de 2010 a 2018.

Foi Assistente Estagiária da FDUL entre os anos de 2007 a 2010 – destacada para dar aulas em Moçambique, ao abrigo do Acordo de Cooperação celebrado entre a FDUL e a Faculdade de Direito da Universidade Eduardo Mondlane.

É investigadora integrada efetiva do Lisbon Public Law Research Centre.

É coordenadora do Curso Pós-graduado de Direito da Proteção Civil e do Curso de Direito da Alimentação, no Instituto de Ciências-Jurídico Políticas.

Faz parte do grupo de peritos internacionais que, no âmbito do European Institute for Dialogue and Development, são consultados pelo Governo iraquiano em temas constitucionais.

Colabora com o Centro de Estudos Judiciários em ações de formação e enquanto membro do júri de provas orais do Curso de Formação de Juízes para os Tribunais Administrativos e Fiscais.

Foi Formadora da Direção Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas (INA) em temas dedicados ao direito administrativo.

Foi Assessora do Gabinete de Juízes do Tribunal Constitucional, entre os anos de 2018 e 2020.

Os seus interesses de investigação incidem sobre as áreas de Direito Administrativo, Direito Constitucional e Direito Público da Lusofonia, tendo vários textos e monografias publicadas e participando em conferências nacionais e internacionais neste âmbito.